quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pure Serendipity: VIRADA RUSSA.


"Attempt at a new spatial measure" de Maria Énder.


"Movement in Space" de Mikhail Matiúchin.


"Still-life with Cherries" de David Shterenberg.

   Fazendo uma pequena homenagem à minha amiga Juliana, que é o meu dicionário de inglês predileto (sorry Longman), resolvi usar essa palavra ensinada por ela para descrever a aventura que foi hoje. Vou ser direta: serendipity indica algo bom que aconteceu por acaso ou por acidente. Em meio a expectativas tão depressivas do começo do dia, realmente foi algo extraordinariamente legal esse convite do meu amigo para ir nessa exposição no CCBB, centro da cidade. Eu odeio acordar com peso na costas de quem em breve irá ser testado intelectualmente por esse sistema opressor em que vivemos, mas nada posso fazer a respeito disso. O cômico foi que a prova não estava tão impossível quanto eu pensava, e acabo o dia agora bem feliz da vida!HAHAHA... Queria poder detalhar minuciosamente o que foi essa empreitada, mas o cansaço de quem passou a tarde inteira andando pelo centro com mais 14 pessoas praticamente desconhecidas está cada vez mais forte. Vamos ao que interessa. A exposição Virada Russa expressa o melhor e mais inovador dos artistas russos do início do século XX. Vindas do Museu de São Petersburgo, as obras são assinadas por diversos artistas, com destaque para Vassili Kandínski, Kazimir Maliévitch e Marc Chagall. Essa inovação artística se baseia no fato de que esses artistas procuravam se inspirar puramente na imagens centradas pela essência humana, desviando do típico vigente apoiado no concreto do mundo real. O interessante dessa vanguarda russa é o contexto histórico conturbado ideologicamente em que se insere: a Revolução Russa. Além de inovar em correntes surrealistas e futuristas, essas obras criaram outros movimentos como o suprematismo e o construtivismo.
Eu coloquei aqui uns dos quadros que eu mais gostei, mas a exposição vai muito além disso. Queria ter mais experiência para poder captar tudo o que essas telas transmitem... talvez com o tempo! =]
Enfim, foi uma tarde de fruição conjunta com estranhos!Hmm... interessante! hahaha...

2 comentários:

  1. Realmente, deve ter sido esquisito para você ter feito um programa desses com pessoas praticamente desconhecidas, HAHA. Ahh, mas que bom que você gostou!
    Também fiquei impressionada com o trabalho artístico produzido numa época tão conturbada que foi a Revolução Russa. Acho até meio contrastante, não sei o porquê.
    PS: você também tem blog. Que bacana!
    Já está na lista dos meus links :]

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahahahaha..."sorry Longman".
    hmm...realmente interressante,por diversos motivos xD

    ResponderExcluir